Apresentação
No Brasil, a educação a distância (EaD) possui registros desde 1904, quando o Jornal do Brasil veiculou um anúncio na seção de classificados para um curso de datilógrafo por correspondência. No entanto, somente em 1923 que a EaD foi institucionalmente estabelecida no país, por meio de um movimento liderado por cientistas na Academia Brasileira de Ciências (ABC), resultando na criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, atualmente conhecida como Rádio MEC, que teve Edgard Roquette-Pinto como um dos
fundadores (GOMES, 2008). Portanto, considera-se o ano de 1923 como o marco da EaD no Brasil (GOMES, 2008; SARAIVA, 1996), o que significa que se passaram 100 anos desde sua implementação no país.
É relevante salientar que o surgimento da EaD institucionalizada no Brasil não ocorreu por acaso. À época, havia uma efervescência cultural da qual se pode destacar a realização da Semana de Arte Moderna, que contou com a participação de Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral, bem como as comemorações do Centenário da Independência Nacional. O sentimento de identidade nacional, então, se fortalecia, com destaque para o reconhecimento oficial, também em 1922, dos versos do Hino Nacional Brasileiro de autoria
de Joaquim Osório Duque-Estrada como o Hino Nacional Brasileiro.
No ano em que a EaD completa um século, com crescimento significativo ao longo de seu desenvolvimento no Brasil (ABRAEAD, 2010), essa modalidade de ensino apresenta características ambíguas, oscilando entre a esperança de democratizar o acesso a processos de ensino, universalizado-o (NISKIER, 1999),
e a preocupação com a mecanização e a comercialização dessa modalidade educacional (BELLONI, 1999).
A proposta do II Seminário de Apoio a Projetos Acadêmicos da Fundação Cecierj: 100 Anos da EaD no Brasil, Presente e Futuro da EaD e os Usos da Tecnologia, no ano do centenário dessa modalidade de ensino, é discutir a EaD ao longo do tempo. Nesse ensejo, o seminário também se dedica a uma questão extremamente atual: a inteligência artificial nos atravessamentos que incidem, diretamente, sobre o cotidiano das instituições de EaD e de seus estudantes. Busca-se, assim, fomentar debates e reflexões a propósito do atual panorama da EaD no Brasil e das novas tecnologias, refletindo ainda quanto às perspectivas dessa modalidade de ensino no país. Sendo referência em EaD no Brasil através do Consórcio Cecerj, a Fundação Cecierj comemora promovendo o referido seminário, dedicado à memória de Esteban Lopez Moreno, docente da Fundação Cecierj cuja trajetória acadêmica é motivo de grande orgulho para a instituição.
Programação
Manhã (9h30)
Tema: EaD e Sociedade
Resumo: As atividades do primeiro dia versarão sobre a importância da EaD para a sociedade e suas perspectivas no contemporâneo.
• 9h30 • Abertura: Presidência da Fundação CECIERJ |Homenagem a Esteban Lopez Moreno: Prof. Dr. Daniel Salvador (Fundação CECIERJ) Lançamento dos podcasts do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Educação da Fundação Cecierj – Podcast 25’: Licia Matos, Mariana Caser / NiteCast: Vittorio Lo Bianco
• 10h • Profa. Dra. Milena Bento (Fundação CECIERJ)
• 10h30 • Mst. Diana Castellani (Fundação CECIERJ)
• 11h • Dr. Vittorio Lo Bianco (Fundação CECIERJ)
• 11h30 • Debate – Mediador: Dr. Leonardo Viana
Tarde (14h)
Tema: O Futuro da EaD e Novas Tecnologias IA
Resumo: As atividades do segundo dia versarão sobre tecnologia aplicada com debate sobre ferramentas para investigação de melhorias, inovação e novas práticas para EaD.
• 14h • Atuação da CAPA CECIERJ: Profa. Dra. Milena Bento e Dra. Caroline Alciones (Fundação CECIERJ)
• 14h15 • Prof. Dr. Gabriel Brasil (Coordenador de projetos educacionais da Tec Educação)
• 14h45 • Prof. Dr. Mariano Pimentel (UNIRIO) e Prof. Dr. Felipe Carvalho (UNESA)
• 15h15 • Dr. Leonardo Viana (Fundação CECIERJ)
• 15h45 • Debate – Mediador: Dr. Vittorio Lo Bianco
SERVIÇO
05 de setembro de 2023 às 9:30 (manhã) e às 14h (tarde)
Auditório da Fundação Cecierj
Transmissão ao vivo: Canal Eureka! Cecierj (YouTube)
Dedicado à memória de Esteban Lopez Moreno
Organização: Comissão de Apoio a Projetos Acadêmicos da Fundação Cecierj e Grupo de Pesquisa Inovação, Tecnologia e Educação (GITE) da Fundação Cecierj