A formação de professores é uma tarefa complexa e envolve diversos fatores multidisciplinares, como o processo de ensino-aprendizagem e as relações humanas. Muitas vezes, essas formações não contemplam situações de conflito ou problemas que surgem em sala de aula. Com isso em mente, pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelona e da Universidade Complutense de Madrid iniciaram um projeto que utiliza a realidade virtual para treinar novos professores. Alejandro Romero, Andy Morodo e Ibis Valdivia vão participar do seminário internaiconal ‘Educação e tecnologia: o uso da realidade virtual na mediação de conflitos’, nesta sexta-feira (27/09), às 10h, com transmissão pelo canal Eureka! Basta acessar: https://www.youtube.com/watch?v=2uoNtJfCJXYv.
Através dessa tecnologia imersiva, os conflitos em sala de aula são simulados, permitindo que os professores sejam capacitados em um ambiente seguro para lidar com essas situações. O seminário tem como objetivo discutir tanto os conflitos em sala de aula quanto apresentar as soluções que estão sendo adotadas, como o uso de realidade virtual para o treinamento dos educadores. A organização do evento é do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NITE) e a Comissão de Apoio a Projetos Acadêmicos (CAPA).