Segundo dia do Seminário contou com palestra da Pró-Reitora de graduação da UFF

O segundo dia do Seminário de Apoio a Projetos Acadêmicos da Fundação Cecierj, nesta sexta-feira (24), contou com a palestra “Políticas de ações afirmativas desenvolvidas pela Universidade Federal Fluminense”, ministrada pela Pró-Reitora de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF), professora Alexandra Anastacio Monteiro Silva. Ela trouxe diversas ações que a UFF está implementando para promover a diversidade e a equidade e o combate ao racismo na universidade.

“Por que estamos falando de ações afirmativas? Antes nós nem falávamos sobre isso, mas devemos para criarmos iniciativas que assegurem o direito a todos. 53% da população brasileira é negra, mas esse número não se consolida no mundo acadêmico, onde apenas 3% dos professores são negros. É por isso que devemos entender a nossa realidade e promover mudanças, perseguir a equidade, trazer diferentes visões de mundo para a academia”, destacou a professora.

O evento, que fornecerá certificado de 4h, que poderá ser utilizado como horas para a progressão e promoção, foi organizado pela Comissão de Apoio a Projetos Acadêmicos da Fundação Cecierj com o objetivo de estimular e fortalecer o desenvolvimento de atividades de pesquisa entre os servidores, a partir do contato com as experiências das instruções de ensino, especialmente as consorciadas do Cederj.

A Comissão é formada pelos servidores Caroline Leite, da vice-presidência Científica; Milena Bento, da vice-presidência de Educação Superior a Distância; e Vittorio Lo Bianco, do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Educação. O objetivo é representar a Fundação Cecierj junto a diretórios de pesquisa, órgãos e agências de fomento à pesquisa; incentivar e avaliar projetos e atividades de pesquisa; fomentar a captação de recursos, junto aos órgãos públicos e privados, além de assessorar a presidência nas deliberações sobre as atividades de pesquisa.